quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mais uma matérias que fala do desenvolvimento da Serra do Cabral, Essa foi publicada no Diário de Pernambuco - Nordeste em Rede.

Nordeste lidera no crescimento de internautas



De tanto ouvir falar dos benefícios proporcionados pela internet, a dona de casa Claudiane Alves resolveu se articular para conseguir instalar o sinal de internet no alto da Serra Sítio do Cabral, zona rural do município de Mogeiro, distante 110 quilômetros de João Pessoa (PB).


Claudiane anda para cima e para baixo com um abaixo-assinado, reivindicação que pretende levar aos donos de provedores locais e gestores municipais. "É o começo da nossa luta. Na minha cabeça, sem internet, esses meninos não vão se desenvolver. Aliás, ninguém vai progredir", diz a dona de casa. Claudiane afirma que não suporta mais ver o filho e os filhos dos vizinhos com computadores portáteis em cima de um pau-de-arara quando precisam elaborar trabalhos escolares ou querem acessar a internet para divertimento, como fazem jovens do mundo inteiro.



"Esses meninos ficam subindo e descendo a serra nesse caminhão aberto, que a gente chama de pau-de-arara, porque aqui não tem ligação nenhuma para internet. Acho um absurdo, por isso estou juntando assinaturas do pessoal para colocarem uma antena aqui", explica.



Moradores de pelo menos oito residências do Sítio do Cabral já compraram computadores - alguns, de mesa; outros, portáteis - para aguardar a chegada do sinal da internet. A dona de casa em nenhum momento fala da necessidade ou da falta que uma lan house faz no sítio. É como se ela quisesse que a zona rural onde mora pulasse a etapa das lan houses, casas comerciais que oferecem internet paga.



As lan houses ainda cumprem um papel notável de inclusão no Nordeste do país, mas aos poucos perdem espaço. Na região e no Brasil inteiro. Em 2009, pela primeira vez, a pesquisa do Comitê Gestor da Internet mostrou que o uso de internet passou o das lan houses no Brasil nas zonas urbanas. Falta a confirmação do avanço do acesso residencial nas zonas rurais.


Fonte: Diário de Pernambuco.
http://www.dpnet.com.br/nordesteemrede/paraiba.

Obs.: Quando essa matéria foi publicada no Diário de Pernambuco, ainda não existia sinal de internet na Serra do Cabral, hoje já está disponível uma antena de internet via rádio, onde varias pessoas já desfruta deste beneficio, inclusive eu e minha família. Com mais esse beneficio, nossa comunidade deu mais um passo para seu desenvolvimento. Isso é mais um fruto da força de vontade de alguns  moradores de nossa Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário