sábado, 21 de setembro de 2013

Maria de Jesus Andrade (Dona Mariquinha) Um exemplo de pessoa, uma linda história de vida!'

Quem é Maria de Jesus Andrade?

Maria de Jesus Andrade é popularmente conhecida como DONA MARIQUINHA, tem 81 anos, é casada com Antonio Faustino de Andrade (Antonio Lambó), mãe de 13 filhos (José Faustino, Antonio Faustino, Elias Faustino, João Faustino, Almir Faustino, Maria da Gloria, Maria Inês, Maria do Carmo, Maria Aparecida, Maria José, Maria de Lurdes, Maria Cristina e Laise Sua filha adotiva), avó de muitos netos e até mesmo bisnetos.

Dona Mariquinha sempre foi uma mulher batalhadora, foi um das primeiras professoras e catequista na comunidade. Gostava muito de estudar e se tornou professora muito cedo.

 Ela conta que para estudar durante a noite, pegava sementes de mamona, tirava a casca e colocava numa vareta da palha do coqueiro. Isso servia de lamparina, pois não havia querosene suficiente para acender o candeeiro. Iniciou sua carreira profissional sem qualificação adequada, naquela época tinha apenas a 2ª série, mesmo assim aceitou o desafio de ser professora, isso devido ao fato da comunidade  ter mais ninguém que pudesse assumir a sala de aula. Sala de aula essa que tinha sido deixada pela família de seu Abineu Jorge.

Nessa mesma época que ensinava, começou a estudar através do projeto Minerva (aulas que eram ministradas pelo rádio) depois, fez o logo II em Itabaiana. Mesmo com toda dificuldade para ensinar e ao mesmo tempo concluir seus estudos ela Conseguiu, tornando-se uma professora renomada no Município de Mogeiro.

A cada ano que passava o número de alunos aumentava na sala de aula, teve época que lecionava os três horários e ainda fazia a merenda. Com passar do tempo, parte do pessoal que ela ensinava inclusive algumas de suas filhas se tornaram professoras, com isso as turmas foram divididas.
Dona Mariquinha também era uma líder comunitária, lutou muito por melhorias e junta com companheiros de luta foi perseguida. Jamais pensou em desisti de buscar benefícios para a comunidade do Cabral.
Após se aposentar foi morar no ingá e lá deu continuidade ao seu trabalho social na pastoral da criança. Mesmo fora de sua comunidade, ela nunca esqueceu suas origens e está sempre  na serra revendo seus parentes e amigos.

Na festa de comemoração do dia das mães no ano de 2012, na Escola João Vicente de Brito ela foi homenageada por uma ex. aluna, Luíza de Oliveira Vicente que hoje é diretora da escola. Recebeu das mãos de sua neta Leoni, que também é professora na escola uma pequena lembrança. A sua filha Maria Inês que é professora aposentada, Vereadora e líder da comunidade, também estava presente. Logo apos as homenagens ela fez um pequeno discurso e foi aplaudida  por todas as mães.

 Dona Mariquinha sempre teve uma saúde de ferro, dedicou uma vida inteira para ajudar o próximo. Nos últimos meses vem passando por sérios problemas de saúde, já fez uma cirurgia na cabeça e se encontra um pouco fragilizada. Espero que passe por mais essa batalha e que Deus lhe ilumine sempre, pois só ele sabe de seus esforços e não vai lhe abandonar.

Abaixo algumas fotos de Dona Mariquinha:

Dona Mariquinha, Seu Antônio Lambo e alguns de seus filhos

Dona Mariquinha, amigos e filhos

Dona Mariquinha, seu Antônio Lambó, suas filhas e alguns Netos

Dona Mariquinha, Antônio Lambó, algumas de suas filhas, sua cunhada e Seu irmão Valdomiro vicente

Dona Mariquinha, seu Antonio Lambó, sua Filha e seu irmão Denis Vicente


Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito

Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito

Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito

Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito\

Dona Mariquinha recebendo uma Lembrança de sua Neta

Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito

Homenagem a Dona Mariquinha na Escola João Vicente de Brito

Dona Mariquinha recendo os cumprimento de sua ex. aluna e diretora da escola

Dona Mariquinha fazendo seu discurso


Dona Mariquinha com os Filhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário